quarta-feira, 18 de abril de 2012

Corte de Parafusos




Olá esta dica é para quem necessita diminuir o comprimento de um parafuso, teoricamente o processo é bem simples apenas cortar no comprimento necessitado.

Mas existe no instante deste processo um efeito indesejado que é a deformação do inicio da rosca que tem ângulos projetados para facilitar o inicio do rosqueamento, assim trago um macete para facilitar o acabamento posterior ao corte ou seja se você não ficar atento para este detalhe e tentar inserir o parafuso sem certos cuidados acaba por danificar a rosca do furo.

Já presenciei inúmeras vezes mecânicos experiente danificarem roscas a ponto de ser necessário sua reparação, a dica primordial e sempre um parafuso ser rosqueado manualmente e nunca ser forçado para chegar ao ponto de encosto para posterior aperto especifico.Caso aja dificuldade de introdução do mesmo e melhor verificar com calma se á e qual é o motivo que dificulta a entrada assim você evita maiores danos, as vezes isto parece perca de tempo e vamos nós apetando com a chave mas isto pode causar maior atraso e prejuízo.




Neste caso tive que diminuir o comprimento de parafusos Allen.



















chave

Para facilitar o processo deve-se introduzir uma porca antes do corte.


















Levar ao Moto Esmeril para o  acabamento da rebarba criada pela serra, arredondando a ponta do parafuso.
















porca



Após o trabalho no moto esmeril remover a porca, neste instante você irá notar a resistência na remoção da mesma.
Quando isto acontecer deve-se ficar atento para não danificar a porca para contornar este fenômeno você deve fazer movimentos de vai e vem (Apertar e Soltar) assim o dano causado a rosca é amenizado e conformando novamente o perfil da rosca.
Utilizar uma lima para dar o acabamento final no inicio da rosca.










Esta dica é muito simples e útil na oficina assim evita-se inúmeros transtornos, em casos extremos pode levar dias para correção da rosca se não tiver acesso ao local para reparos e principalmente o prejuízo financeiro.

Espero que esta dica seja útil ao caros leitores...

Forte abraço do Hotz...


Nenhum comentário: