sábado, 14 de abril de 2012

Serra Fita



Caros leitores resolvi trocar a lamina (1/2¨de minha  **Serra Acerbi ** por dois motivos, o primeiro é que a lamina que veio juntamente com o equipamento além de desgastada estava muito curta e com a emenda (Solda) muito ruim dificultando o corte. Assim optei inicialmente trocar por uma serra de menor largura 3/8¨de polegadas ou 9,50 milímetros, a menor largura é para fins de trabalhos futuros com cortes com raios de menor curvaturas coisa para uma nova postagem em **Woodwork**

Assim surgiu o motivo desta dica, a serra que estava instalada na máquina esta com seu comprimento comprometido para ser ponto de referencia e as informações obtidas de catálogos técnicos existentes não conferiam igualdade de aproximação com o equipamento.

Sendo assim após uma rápida avaliação de como ter uma medida precisa para a confecção de uma nova serra,
e buscando aproveitando os recursos que tinha eu em mão surgiu a solução que acredito ser muito simples para a operação.

Utilizei uma simples trena para assim obter a medida necessária e afirmo que o resultado foi muito satisfatório obtendo uma perfeita harmonia do conjunto lamina de serra e maquina.

Agora demonstro como efetuei este processo que levou pouquíssimo tempo;



Após a remoção da lamina de serra existente introduzi pelo orifício de passagem da mesa a lamina da trena utilizando seu ponto de fixação para medições, assim  utilizando a mesa como ponto de fixação e partida.
















Aqui temos a disposição da trena, observem o detalhe que a guia da serra também serve de guia para a lamina do aparelho de medição

























Outro detalhe pertinente é a fixação da lamina da trena com fita adesiva, isto se fez necessário pelo motivo de eu estar efetuando a operação sozinho.
A lamina na trena é de aço e tende a voltar a posição original.














Como pode ser viso apos feito toda a circunferência da roda (Polia) inferior a movimentação para a instalação na roda superior se torna fácil devido  a possibilidade de tencionamento (Abertura) da trena e isto sendo colaborado pela mola de recolhimento existente internamente na mesma.















Vemos agora a posição da lamina da trena em alinhamento com a ponta de fixação da mesma, mostrando assim a medida pretendida.

Lembrando que o processo de fixação da trena na roda superior é a mesma utilizando fita adesiva como na roda inferior.

Neste caso a leitura da medida foi a de 2388,00 m/m ou seja 2.38,80 Mts.

Cabe aqui a ressalva que devido a lamina da trena não ter seu perfeito assentamento  nas rodas resolvi descontar 10 m/m da leitura, portanto a medida final pronta da nova serra de corte foi de 2.380,00 m/m.

Portanto para maior precisão recomendo a utilização da trena com a lamina mais estreita possível.










Vemos a nova serra que destina-se para cortar madeira, tendo a quantidade de cinco dentes por polegada, esta destina-se a cortes com ataque ao material mais profundo e rápido.

No futuro estarei utilizando laminas de serra com  maior quantidade de dentes por polegada para atenuar imperfeições e melhorar o acabamento.

















Nesta foto peço a atenção para um detalhe primordial, que é a divisão do regulador ou tencionador da serra.
Deve-se posicionar ao centro (Meio) da área de regulagem assim temos a possibilidade de tencionar o necessário e também poder reutilizar a serra em caso de rompimento no futuro se ela perder um pouco de comprimento com a nova solda.

















Com a nova configuração de largura da lamina de serra houve a alteração de ajustes de guias em relação a profundidade e até mesmo a necessidade de novas quias que estarei confeccionando.
A confecção destas novas guias ao meu ver se faz necessário pois as existentes são feitas em ferro criando atrito desnecessário ao meu ver.

Este processo estarei relatando em outra oportunidade, fico grato pela visita e espero que esta dica seja útil a você leitor.Não se esqueça de se cadastrar para receber atualizações, você pode cadastrar-se neste Blog ou na pagina principal (Home) para receber atualizações sobre todos os tópicos aqui postados.


Forte abraço do Hotz...




3 comentários:

marcio pereira disse...

Grande dica Hotz; acabei de comprar uma serra marca reico que é muito parecida essa sua, e acho que terei que por uma serra nova nela, vou usar a sua técnica. Obrigado pela informação! Abçs.!

Hotz disse...

Marcio fico satisfeito que esta informação possa lhe ajudar.Obrigado pela visita e boa sorte.Abração do Hotz...

Cesar Santos disse...

Olá boa noite. Vc ainda tem essa serra?
Comprei uma q veio sem a guia de baixo.
Gostaria de saber como vc confeccionou a sua