segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mordente...

Caros leitores esta dica é de grande utilidade para a oficina. trata-se de um dispositivo para recobrir os mandíbu-los do torno (Morsa).

Em muitos casos a de ser necessário proteger determinada peça que já se encontra com seu acabamento definido ou na necessidade de proteger roscas de parafusos para ser diminuído seu comprimento.

Este dispositivo tem inúmeras aplicações na oficina e é de fácil confecção como mostro a baixo, a matéria prima utilizada por mim foi o alumínio, como minha atuação é mais voltada para peças metálicas este material melhor me serve, mas pode ser feito em madeira espuma (grande densidade).

Enfim para cada utilização adequar o melhor material que lhe for útil e estiver a mão sem grandes gastos.


Utilizei uma cantoneira para facilitar meu trabalho mas pode-se utilizar chapa plana e dobrar conforme o tamanho do mordente da morsa.



















Aqui temos as duas peças cortadas e previamente com o acabamento definido, cantos chanfrados (sem rebarbas).















Detalhe da fixação de uma biela de motor, peça que não deve ter danos em seu manuseio.

























Outra perspectiva da fixação da hasta da biela, confirmando que ao proteger a peça com estes dispositivos você garante a integridade do objeto a ser preso em seu torno **Morsa**.





















Mais uma dica que espero que seja útil a você leitor, considero este dispositivo de fácil confecção e de grande utilização.

Grato pela visita.




Hotz...




Nenhum comentário: